Maragatos - O Partido Federalista do Rio Grande do Sul (1892-1928), nº 13
Identificação de Responsabilidade
" Sérgio da Costa Franco. Governo do Estado do RS - Germano Rigotto
Secretaria de Estado da Cultura - Victor Hugo Alves da Silva
Memorial do RS - Voltaire Schilling"
Local de Produção
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Editora
Memorial do RS.
Dimensão Física
Brochura, 40 páginas, 15x21 cm
Material / técnica
Publicação impressa em papel.
Estado de Conservação
Ótimo.
Assunto Principal
Partido Federalista, história política, Rio Grande do Sul.
Resumo Descritivo
O documento explora a formação, as ideias e as disputas políticas do Partido Federalista (PF) do Rio Grande do Sul entre 1892 e 1928. Nesta trajetória da agremiação, apresenta suas figuras proeminentes, como Gaspar Silveira Martins bem como suas bandeiras, como a oposição ao castilhismo e a defesa de um sistema parlamentar. Também mostra também a participação do grupo em disputas políticas que resultaram em lutas armadas no estado. Ao final, apresenta as fontes da obra e a bibliografia associada à pesquisa.
Assunto Cronológico
1892-1928.
Assunto Geográfico
Rio Grande do Sul, Brasil.
Condições de Reprodução
O acervo “Coleção Cadernos de História” é protegido pela Lei 9.610/98, que regula os direitos autorais no Brasil. A reprodução para fins comerciais é proibida sem a autorização dos detentores legais dos direitos autorais. Para trabalhos escolares e universitários, com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos, o uso de imagens e documentos é permitido, desde que seja obrigatoriamente citado o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Acervo Documental do Memorial do Rio Grande do Sul – Coleção Cadernos de História.
Demais solicitações de uso devem ser formalizadas para avaliação junto ao Memorial do Rio Grande do Sul pelo e-mail memorial@sedac.rs.gov.br. A autorização ocorre somente após a efetivação do Termo de Uso. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores, conforme a Lei de Direitos Autorais (Lei nº 9.610/1998).