Mazzini, Garibaldi e Verdi e a Unificação Italiana
Identificação de Responsabilidade
"Voltaire Schilling. Governo do Estado do RGS – Germano Rigotto
Secretaria Estadual da Cultura – Roque Jacoby
Memorial do Rio Grande do Sul – Luiz Alberto Gusmão"
Local de Produção
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Editora
Memorial do RS.
Data
Não especificado no documento.
Dimensão Física
Brochura . Nº de páginas: 38
Material / técnica
Publicação impressa em papel
Estado de Conservação
Ótimo.
Assunto Principal
Unificação Italiana, Giuseppe Mazzini, Giuseppe Garibaldi, Giuseppe Verdi.
Resumo Descritivo
O documento explora o processo da unificação italiana, também conhecido como "Risorgimento". A obra destaca o papel de três figuras centrais: Giuseppe Mazzini, Giuseppe Garibaldi e Giuseppe Verdi. Mazzini é retratado como o pensador revolucionário, Garibaldi como o herói militar que lutou por uma Itália unificada, e Verdi como o compositor que inspirou o sentimento patriótico com suas óperas. A obra mostra como suas contribuições, em campos distintos, culminaram na formação de um estado italiano unificado em 1861. Também há menção de como Verdi teria influenciado a produção de dois cineastas italianos proeminentes do século XX, Federico Fellini e Bernardo Bertolucci. Ao final do caderno, consta uma bibliografia associada à pesquisa.
Assunto Cronológico
1831-1861.
Assunto Geográfico
Itália.
Condições de Reprodução
O acervo “Coleção Cadernos de História” é protegido pela Lei 9.610/98, que regula os direitos autorais no Brasil. A reprodução para fins comerciais é proibida sem a autorização dos detentores legais dos direitos autorais. Para trabalhos escolares e universitários, com caráter de pesquisa e sem fins lucrativos, o uso de imagens e documentos é permitido, desde que seja obrigatoriamente citado o crédito à fonte original (quando houver) junto ao crédito: Acervo Documental do Memorial do Rio Grande do Sul – Coleção Cadernos de História.
Demais solicitações de uso devem ser formalizadas para avaliação junto ao Memorial do Rio Grande do Sul pelo e-mail memorial@sedac.rs.gov.br. A autorização ocorre somente após a efetivação do Termo de Uso. Os direitos autorais são de propriedade de seus respectivos detentores, conforme a Lei de Direitos Autorais (Lei nº 9.610/1998).